Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

CASO HOME CARE

TRF suspende ação de improbidade contra Blairo Maggi em contrato de empresa de saúde

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Blairo Maggi foi inocentado pelo TRF1 da acusação de improbidade, no caso ''Home Care'', denunciado pela então deputada Verinha Araújo (PT).

Blairo Maggi foi inocentado pelo TRF1 da acusação de improbidade, no caso ''Home Care'', denunciado pela então deputada Verinha Araújo (PT).

Considerado um dos casos mais obscuros do governo Blairo Maggi (2003-10), a contratação da Home Care Medical deixou de ser um peso sobre os seus ombros. O Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) concedeu liminar em agravo de instrumento e determinou a suspensão da ação de improbidade do caso Home Care contra o ex-governador e atual senador Blairo Maggi (PR).

Antes, o juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara do Fórum J. J. Moreira Rabelo, tinha recebido a ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-governador Blairo Maggi (PR), os servidores Ana Cláudia Aparecida Lisboa, Jackson Fernando de Oliveira, José Alberto Lopes Cavichioli, Renato Pereira Junior e Home Care Medical Ltda, excluindo apenas o desembargador Marcos Henrique Machado da ação, à época secretario de Estado de Saúde.

A época do recebimento da ação de improbidade, o senador Blairo Maggi havia afirmado que Julier não teria isenção para julgá-lo, por suas pretensões políticas.

A defesa do senador, representada pelos advogados Valber Melo e José Guilhen, recorreu da decisão de Julier Sebastião e sustentou que o então governador teria apenas autorizado a dispensa de licitação por motivo de urgência, amparado em parecer jurídico, não existindo qualquer ato de improbidade praticado.

A defesa sustentou ainda que o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) já teria isentado Maggi de qualquer responsabilidade, bem como o próprio STF arquivou os mesmos fatos, no âmbito penal.

Ao apreciar a medida liminar, o desembargador Olindo Menezes, relator do processo no TRF1, acatou os argumentos da defesa e determinou a suspensao imediata da ação contra o senador republicano.

Entenda o caso

O caso Home Care Medical foi denunciado pela então deputada estadual Verinha Araújo (PT) em 2004. O governo de Mato Grosso, sob Blairo Maggi, contratou a Home Care Medical por R$ 9,8 milhões, tnedo inclusive entrado com representação no Ministério Público do Estado e Federal.



Verinha Araújo municiou a investigação do MPF e do TCU, que teriam constatado inicialmente que a existência de prejuízo milionário ao Tesouro do Estado com a contratação irregular da empresa no primeiro mandato de Maggi.

Todavia, o então ex-secretário de Saúde e hoje desembargador Marcos Machado, já havia sido inocentado em todas instâncias. Os demais, como Ana Cláudia, que presidia a comissão de licitação, e Jackson de Oliveira, ex-adjunto da Saúde, entre outros, respondem a ação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet