Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Rondonópolis: Biometria itinerante dobra a média diária de atendimento

A média diária de eleitores cadastrados na biometria em Rondonópolis saltou de 400 na semana passada para 798 desde segunda-feira (04/11). A Justiça Eleitoral comemora o aumento da demanda e atribui esse sucesso às parcerias firmadas com instituições públicas e privadas para a instalação de postos de atendimento itinerante. A iniciativa já ocorreu em 17 empresas, quatro estão em andamento e outras 15 terão início ainda este mês.

As empresas e instituições parceiras divulgam a biometria junto aos seus clientes e ao público em geral e ainda, oferecem à Justiça Eleitoral equipamentos de informática e espaço para a instalação do atendimento itinerante.

“É preciso ressaltar que os postos itinerantes não se destinam a atender somente os funcionários ou clientes da empresa onde estão instalados, mas ao público em geral. Assim, o eleitor que reside próximo a qualquer um dos postos itinerantes pode fazer o cadastramento biométrico nesse local”, destacou a Chefe de Cartório da 10º Zona Eleitoral, Hiromi Mizobe.

De acordo com ela, a iniciativa traz benefícios tanto para a Justiça Eleitoral, que pode realizar o atendimento ao eleitor em vários pontos da cidade, nas dependências das empresas parceiras, como também para o eleitor, que pode fazer o cadastramento biométrico com agilidade e comodidade, no local de seu trabalho ou até mesmo no supermercado.

O supermercado Big Master é parceiro da Justiça Eleitoral desde 30 de setembro. O posto itinerante instalado na empresa não tem data prevista para ser desativado. “Trata-se de uma empresa com grande fluxo de pessoas, principalmente, no início do mês, quando saem os pagamentos salariais, portanto, o índice de atendimento é alto”.

Na segunda-feira (04/11) o atendimento itinerante teve início na filial local do SBT e na empresa Big Bag Brasil. Já na terça (05/11), foi à vez do Jornal “A Tribuna”. Não há previsão para o término dos trabalhos nessas empresas.

Todo o empenho da Justiça Eleitoral de Rondonópolis tem surtido efeito positivo no número de eleitores cadastrados. Dos quase 140 mil eleitores do município, 71 mil já passaram pela revisão até esta quarta-feira (06), o que corresponde a 51%.

Panorama:

Em maio deste ano o atendimento itinerante foi realizado nas dependências da Empresa Transoestes Transportadora. Já em junho, o posto temporário foi montado na Promotoria da Justiça e na Agroindustrial de Alimentos S/A (AGRA) e em setembro, na Santa Casa de Misericórdia e na empresa CODER.

No mês passado, foram parceiros da Justiça Eleitoral no atendimento itinerante os seguintes estabelecimentos comerciais ou industriais: Indústria TBM Têxtil; Sementes Bom Jesus; Real Acessória; Hospital Regional de Rondonópolis; Semente Bom Jesus Transporte; Centro Integrado de Ensino (CIE); Rodorápido Transportes; Escola Estadual Major Otávio Pitaluga; COMAPA – Empresa de Material para construção; Comando Diesel; Empresa Santa Têxtil; e Indústria Crystal Cervejaria Petrópolis.

Ainda este mês, 15 novos postos itinerantes serão montados em universidades, indústrias, comércios, igreja, terminal rodoviário, shopping e bancos.

Novas parcerias

As instituições públicas ou privadas de Rondonópolis que tiverem interesse em ofertar espaço para a instalação do atendimento itinerante devem entrar em contato com a 10º Zona Eleitoral. “Para novembro não há mais vagas, pois toda nossa capacidade de equipamentos e servidores está comprometida. Iremos cadastrar novas parcerias para os meses de dezembro e janeiro”, destacou Hiromi.

Postos fixos de atendimento:

Em Rondonópolis o atendimento ao eleitor acontece no Fórum Eleitoral – situado na Rua Fernando Corrêa da Costa, n. 253, Centro e na 46ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Filinto Muller, Vila Operária, ao lado da biblioteca municipal.

Ambos funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet