Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Baixa no eleitorado

Quase 4 mil eleitores de Rosário Oeste tiveram o título de eleitor cancelado

Foto: TRE-MT

Quase 4 mil eleitores de Rosário Oeste tiveram o título de eleitor cancelado
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso homologou a revisão biométrica do município de Rosário Oeste (111 km distante de Cuiabá). Com isso, 3718 títulos eleitorais serão cancelados. Neste caso são de eleitores que não atenderam à convocação da Justiça Eleitoral para o cadastramento biométrico, que aconteceu no município.

A revisão biométrica baquele município aconteceu entre os dias 29 de julho a 28 de setembro deste ano. Quase 10 mil eleitores participaram.

Leia mais
Mais um ex-presidente de Câmara é condenado a pagar multa e perde os direitos políticos

De acordo com a desembargadora Maria Helena Póvoas, houve uma efetiva divulgação do cadastramento biométrico junto à população de Rosário Oeste e a Justiça Eleitora. O processo de revisão devidamente homologado pelo Pleno será encaminhado pelo Tribunal ao Juízo da 3ª Zona Eleitoral de Rosário Oeste, que deverá lançar no sistema informatizado da Justiça Eleitoral o cancelamento dos títulos dos eleitores que não se cadastraram.

Com o  título cancelado, o eleitor não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento este indispensável para o exercício de alguns direitos, entre eles: tomar posse em cargo público, tirar passaporte, fazer inscrição em instituições de ensino superior e receber benefícios sociais do Governo Federal.

Contudo, após o cancelamento do título, o eleitor poderá regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. Para tanto, é necessário procurar o cartório eleitoral, portando documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado.

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet