Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Voto Consciente: diplomação é marcada por discussões políticas

Numa cerimônia alegre e descontraída, alinhada com o público jovem que lotou o auditório da Casa da Democracia, alunos das escolas estaduais André Avelino, Presidente Médici, Zélia Costa, Padre Ernesto e escola Professora Nadir de Oliveira acompanharam, entre constantes aplausos, a entrega dos diplomas para os líderes dos partidos políticos que venceram as eleições promovidas pelo programa Voto Consciente. O programa é organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

Antes da entrega dos diplomas, representantes de cada escola sentaram-se em roda e discutiram quais foram os resultados obtidos com a prática cidadã proposta pelo programa. “Hoje eu sei que a eleição não é somente ir até a urna e votar. É preciso conhecer as propostas dos candidatos e fazer uma boa escolha”, comentou a aluna Yasmin da Silva Aguiar, da Escola André Avelino Ribeiro.

Ainda sentados em círculo, os jovens eleitores foram estimulados a refletir sobre o aperfeiçoamento do projeto conduzido pela Escola Judiciária Eleitoral e Secretaria estadual de Educação. Nesse momento, a aluna da escola presidente Médici, Rebeca Lameira de Rezende, sugeriu a ampliação do tempo de campanha. “O projeto poderia ter um cronograma mais amplo para podermos realizar mais debates e discutirmos outros assuntos importantes para a escola”, comentou a futura eleitora.

Questionados sobre como o projeto influenciou na rotina diária, a estudante Louise Fernanda Campos Galvão foi taxativa: “Depois de sair em campanha pedindo votos nas salas de aula, eu entendi o porquê dos candidatos a prefeito e vereador irem até minha casa pedir apoio político. Achava isso chato, mas agora entendo a real importância de todas as etapas do processo eleitoral”, comentou a aluna.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet