Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

três cargos

Candidatos fazem provas do TJ em 68 comarcas do Estado

O concurso público para provimento de vagas para os cargos de agente da infância e juventude, distribuidor, contador e partidor e oficial de justiça da Primeira Instância do Poder Judiciário de Mato Grosso ocorreu em clima de tranquilidade em todo o Estado neste domingo (18 de novembro). No total, 22.331 candidatos se inscreveram para as 176 vagas oferecidas em 68 comarcas do Estado (Segunda e Terceira Entrâncias e Entrância Especial).

Em Cuiabá, os trabalhos se concentraram na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que reuniu o maior número de candidatos. A gerente de concursos públicos do TJMT, Sandra Regina Miorali Lombardi de Kato, também percorreu outras escolas, como o Cefet e a Escola Estadual Nilo Póvoas. Porém, em todos esses locais o concurso ocorreu dentro da normalidade.

Os candidatos disputam as vagas destinadas ao cargo de agente da infância e juventude (41), ao cargo de distribuidor, contador e partidor (47) e as vagas para oficial de justiça (88). Em todas as comarcas, as provas tiveram início às 8h e terminaram pontualmente às 13h. Quem chegou atrasado foi impedido de entrar.

Antes do início da prova, o clima entre os inscritos era de expectativa. Ana Paula Oliveira, 31, faz estágio na área de Serviço Social e por isso se inscreveu para disputar uma vaga de agente da infância e juventude. Por atuar na área, ela avaliou que teria certa facilidade. "Tem tudo a ver com a área na qual eu já atuou", observou a candidata, que disse estar preparada para a prova.

Já Kelly Cristina Figueiredo, 22, também iria disputar uma vaga para o cargo de agente da infância e juventude. Estudante de Serviço Social na Univag, a candidata esperava o horário da entrada com a sua bebê de três meses, que ficaria com a mãe dela enquanto ela estivesse na sala de aula. Kelly também acredita ter perfil para o cargo e disse que apesar de não ter tido muito tempo para estudar, se sentia preparada.

Thiago Feliciano da Silva, 22, trabalha como auxiliar administrativo e optou por disputar uma vaga de agente da infância e juventude por se identificar com essa área. Embora tenha expectativa de estar entre os aprovados, o auxiliar administrativo admite que não se preparou o suficiente para o concurso.

Membro da comissão organizadora do concurso pela UFMT, o professor José Eurico Leitão de Almeida explicou como a universidade se organizou para atender os candidatos nas 68 comarcas do Estado, incluindo Cuiabá. O Estado foi dividido em quatro regiões (Norte, Sul, Leste e Oeste). Nas comarcas distantes mais de 750km da Capital, os fiscais foram enviados na quinta -feira (15). Nas distâncias inferiores a 750km, na sexta-feira (16) e sábado (17). O objetivo foi evitar transtornos de última hora.

Segundo ele, as questões da prova foram elaboradas em diferentes graus de dificuldade, de difíceis a médias e fáceis, como ocorre em todos os concursos. O gabarito deverá ser divulgado entre hoje e amanhã. A partir da publicação,os candidatos terão dois dias para recorrer e a comissão um prazo de cinco dias úteis para apresentar o resultado dos recursos.

As provas, objetiva e discursiva, são de caráter eliminatório e classificatório. A objetiva teve questões sobre conhecimentos básicos e específicos, e a discursiva foi constituída de uma redação sobre um tema do conhecimento específico. Apenas os candidatos que atingirem o mínimo de 50% de acerto das questões de múltipla escolha terão a prova discursiva corrigida.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet