Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

fragilidade

Presídios de MT estão operando como escola do crime, afirma Lessa

Foto: Reprodução/Ilustração

Presídios de MT estão operando como escola do crime, afirma Lessa
Os dados referentes a população carcerária de Mato Grosso expõem ainda mais a fragilidade do sistema prisional e demonstram a necessidade de se buscar medidas que solucionem a problemática o mais rápido possível. Atualmente 12 mil pessoas ocupam presídios e penitenciárias mato-grossenses, onde a capacidade é de apenas 5.700, em condições de extrema precáriedade.


De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, a realidade de Mato Grosso revela um ‘número dramático’ de detentos dividindo, não metro quadrados, mas sim centímetros quadrados.

“É uma situação precária, que mostra o declínio da auto-estima e da possibilidade de ressocialização do preso. Os presídios estão operando muitas vezes como escola do crime”, afirmou o secretário, na manhã de hoje durante a instalação do Grupo de Monitoramento.

O secretário pontua que a precariedade do sistema revela a incapacidade de atender a população carcerária. Atualmente um preso custa em média para o Estado cerca de R$ 800 reais/mês. Porém o valor necessário para se atender as condições mínimas de existência nas penitenciárias seria de R$ 1.600 mil, conforme levantamento feito pela secretaria.

Buscando alternativas para equacionar o problema, foi instalado na manhã desta sexta-feira (8) o Grupo de Monitoramento e Fiscaliza do Sistema Carcerário do Estado, que tem por objetivo implantar, manter e cumprir as metas do Projeto Começar de Novo. Além de ser responsável pelo fomento, coordenação e fiscalização dos projetos a serem implementados para promover a capacitação profissional e a inserção social dos reeducandos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet